Lista de convidados: quem devo chamar?



Ola pessoas!
Tudo bem?

Hoje vim falar de uma fase tensa que estou passando, muiiitttooo tensa. LISTA DE CONVIDADOS.
Estou fazendo a minha lista de convidados para o casamento e isso não é uma tarefa fácil; pois temos que montar uma lista que caiba no orçamento. 


O grande problema é que às vezes os familiares querem muito chamar alguém que não é do convívio dos noivos, por exemplo, colegas de trabalho dos pais; amigos que os noivos nunca viram; parentes que você nem lembra. E isso ocasiona problema entre noivos e parentes.
Pensando nisso resolvi compartilhar algumas regrinhas que estou usando para resolver essa situação.

O primeiro passo e manter a Calma, sim muita calma! O importante é manter os pés no chão, realizar esse trabalho a dois e estabelecer critérios, começando com um número inicial de convidados, que deverá caber no que foi orçado para o evento. Outra dica importante é dar prioridade a colocar na sua lista de convidados aquelas pessoas que os noivos fazem questão da presença e querem muito ver no dia de seu casamento. Se, mesmo assim, o número de convidados ficar acima do proposto, reveja a lista varias e varias vezes ou reconsidere o seu orçamento.



Quem os noivos devem convidar:
  • Família imediata (próxima) com quem os noivos têm um bom relacionamento e convívio constante: mães, pais, irmãos, irmãs, filhos de outros casamentos.
  • Família extendida, com quem o casal convive ou mantêm contato permanente: avós, tios, primos, sobrinhos.
  • Amigos de longa data, convívio cotidiano ou contato ativo.
Os noivos não precisam convidar todos:
  • Família extendida com quem vocês não convivem ou não mantêm contato há muito tempo (avós, tios, primos, sobrinhos)
  • Colegas de trabalho: deem preferência aos mais próximos, que fazem parte de seus círculos de convívio profissional e informal, chefes e gerentes imediatos e colegas com quem vocês costumam conversar e falar sobre sua vida pessoal.
  • Colegas da faculdade, escola, curso, etc.: use também a “regra da proximidade”: quanto menos vocês mantiverem contato no local ou fora, menos vocês são obrigados a convidar.
  • Amigos dos pais: conversem com eles, expliquem a questão do orçamento (em especial se são eles que estão financiando o evento) e tentem filtrar apenas amigos mais próximos e essenciais.
  • Vizinhos: Segue a mesma regra de proximidade e convivência. Vocês não precisam convidar aquele vizinho que apenas diz “Olá” quando passa na calçada.
Os noivos não precisam convidar:
  • Os “Ex”: ex-namorado(a), ex-noivo(a), ex-marido(mulher), a não ser que não haja realmente nenhuma objeção do(a) atual. Nos casos em que há filhos dos “ex”, é preciso analisar como é seu convívio / relacionamento atual com eles e se convidá-los não poderá causar constrangimentos.
  • Ex-colegas de trabalho, faculdade, escola, etc. com quem vocês não convivem mais ou só trocam mensagens exporádicas.
  • Profissionais que apenas prestam serviços para vocês, como cabeleireiro, manicure, personal trainer, jardineiro, diarista etc.
  • Pessoas que vocês conhecem, mas que não convivem cotidianamente e que não deverão estar presentes na sua vida de casados.
  • Amigos virtuais, que vocês só tem contato via redes sociais como Twitter Facebook, Twitter, Linked-in etc.
  • Ninguém, por obrigação. Apesar de o casamento ser considerado uma convenção social ou religiosa, o momento é do casal, faz parte da história de vocês. Os noivos não devem se sentir “obrigados” a convidar alguém apenas por formalidade. A única regra aqui é o bom senso!

Espero que essas dicas tenha ajudado vocês.

Big Beijo.
Até a próxima.

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário